- Área: 670 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Patrick Reynolds
-
Fabricantes: Big River Group, Carter Holt Harvey, GRAPHISOFT, Kennedy's Timber, Robert McNeel & Associates, Viking, Viking Roofing, Viridian, pro clima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste lugar remoto, onde as únicas referências são a natureza e a geografia, buscamos inspiração na paisagem e dinâmica deste ambiente selvagem. O Lindis Lodge é uma pousada de luxo com cinco suítes implantada em um remoto vale glacial nos Alpes do Sul da Nova Zelândia. A arquitetura inspira-se na amplitude desta paisagem, uma topografia remanescente do recuo glacial de 10000 anos atrás.
A nossa estratégia procura conectar arquitetura e paisagem, como se o edifício fizesse parte da própria topografia. Formalmente, o edifício nasce de um gesto que simula as ondulações do terreno, aspirando uma linguagem contemporânea mas profundamente enraizadas em seu contexto. É uma arquitetura literalmente topográfica; uma geografia construída que insere mais uma camada a esta infinita sobreposição que compõe as camadas desta paisagem.
O Lindis Lodge é mais que um edifício, é uma experiência espacial única, contida entre duas camadas: a paisagem e a arquitetura. Escavado em meio a planície e acolhido sob uma cobertura sinuosa como o próprio terreno, o edifício do Lindis Lodge faz da sua arquitetura uma nova camada topográfica. Uma caverna de luz, um edifício leve e aconchegante ao mesmo tempo, capaz de proporcionar uma sensação de acolhimento e proteção em meio a uma paisagem erma e desabitada.
As condições climáticas em Ahuriri River são bastante hostis, variando de 35° C no verão até -16° C no inverno. O abastecimento de energia elétrica, fornecido por um sistema monofásico frágil, é complementado por um gerador. Além disso, o edifício conta com um sistema de piso radiante, instalado diretamente sob o piso de madeira. Para o aquecimento da água o edifício conta com um sistema de bomba de calor geotérmica, auxiliado por um condensador a gás que fornece backup quando necessário. Lareiras a gás proporcionam ainda mais conforto além de criar uma atmosfera mais aconchegante. Um poço fornece água potável que é devidamente filtrada e tratada no local, enquanto que um sistema de captação de água da chuva contribui para o abastecimento de água do complexo. Águas pretas e cinzas são devidamente encaminhadas para uma pequena estação de tratamento de esgoto. A cobertura incorpora um sistema em membrana hermeticamente fechado que proporciona um isolamento extremamente eficaz. Ambas as fachadas contam com aberturas com vidro duplo de alto desempenho. Ventiladores e circuladores de ar proporcionam a devida troca de ar e ventilação cruzada contínua.
A estrutura da cobertura segue um projeto paramétrico detalhado concebido através de uma estreita colaboração entre os arquitetos e engenheiros. Para o desenvolvimento deste projeto, um protótipo em escala 1:1 foi construído previamente, fornecendo a informação necessária ao processo de fabricação e transporte de todos os elementos construtivos do projeto.